Equalização é uma das ferramentas mais poderosas na mixagem. Infelizmente, não é tão fácil descobrir qual equalização é certa, especialmente se você está começando a mixar ou masterizar.
Neste post vou te mostrar a técnica da varredura de frequências.
Ela vai te ajudar a encontrar as frequências boas e ruins na sua mix em pouco tempo.

A varredura de frequências
Cada mixagem tem seus problemas particulares. Talvez alguns harmônicos do violão tragam um caráter muito agressivo. Os graves e médio-graves da guitarra distorcida brigam com o baixo. A bateria soa ‘embolada’ e você precisa tirar um pouco de ‘lama’. Em todos estes casos o primeiro passo é encontrar as frequências problemáticas:
- Insira seu equalizador favorito na faixa. Para os melhores resultados ele deve ser um equalizador paramétrico, ou seja, ter controle sobre ganho, frequência e largura de todas as bandas.
- Aumente o ganho de uma banda bastante (+10 dB) e deixe a banda um pouco mais estreita.
- Agora varie a frequência lentamente, começando em 20 Hz e indo até 20 kHz. Cada vez que você encontra uma região na qual um caráter indesejável surge por causa deste tratamento, anote a frequência. Músicos e técnicos inventaram uma multidão de palavras para estas caraterísticas como lama (~300 Hz), ronco (~40 Hz) ou metálico (~1-2 kHz) - invente a sua!
Tire as frequências problemáticas
Agora que você encontrou as frequências problemáticas, use os controles do seu equalizador para reduzir cada uma delas. Muito cuidado com o ajuste de ganho nesta hora! Uma redução de 6 dB deve trazer resultados óbvios, e muitas vezes uma equalização mais suave combina melhor com a mix.
Quando você procurou as frequências problemáticas, você deixou a banda estreita. Na hora de reduzir o ganho, experimente deixá-la mais larga. Isso pode resultar numa equalização mais agradável.
Tire o solo
Quando você faz a varredura de frequências provavelmente você está solando a faixa. Isso é bom para ouvir os detalhes íntimos do instrumento, mas sempre lembre que qualquer processamento deve ser verificado no contexto da mixagem. Ou seja, depois de reduzir o ganho das frequências ofensivas, tire o solo e verifique se a mixagem fica melhor depois deste tratamento.
Por hoje é isso, obrigado por ter lido o post!
Para ver a varredura de frequências em ação, assista o vídeo abaixo.
Que tal aprender a mixar num curso gratuito?
Criei um curso 100% gratuito no qual você aprende a metodologia de mixagem que eu utilizo diariamente no meu trabalho. Basta clicar no botão abaixo e se inscrever!