Usando Input Quantize no Pro Tools

Quer trabalhar melhor com Pro Tools?

Deixe seu contato e receba dicas de áudio direto por inbox.

Você recebe um PDF com dicas de Pro Tools como presente de boas-vindas!

Não mandamos spam. Você pode deixar de receber nossos emails a qualquer hora. Powered by ConvertKit

Neste post, vou explicar como você pode usar 'Input Quantize' no Pro Tools para automaticamente alinhar notas no grid durante a gravação. No final do post você pode assistir um tutorial bem curto mostrando o fluxo de trabalho em ação.

1. Em qual situação a função é útil?

Em qual situação usamos Input Quantize
Nesta captura de tela mostro uma situação em qual 'Input Quantize' é muito benéfico: Você está gravando um loop de bateria usando um instrumento virtual (VI, neste caso o Boom da Avid) para um estilo de música que requer um alinhamento perfeito das notas no grid.

2. Como fica sem 'Input Quantize'

Gravação sem input quantize
Sem a função habilitada as notas gravadas nunca ficarão 100% alinhado no grid (só se você for um robô mesmo...). Neste caso, você pode chamar a janela de quantização usando o atalho 'ALT-NUM0' e quantizar as notas manualmente no grid.

3. Habilitar 'Input Quantize'

Chamar a janela de 'Event Operations' e habilitar 'Input Quantize'
Em vez disso você pode aplicar a quantização já durante a gravação. Para fazer isso, chame a janela de 'Event Operations' pelo atalho 'ALT-NUM3' e selecione a opção correspondente no menu.

4. Comparando 'Input Quantize' e 'Quantize'

Comparando as janelas 'input quantize' e 'quantize'
Como você pode ver as opções de quantização nas duas janelas são idênticas, a única diferença é que a opção 'Input Quantize' precisa ser habilitada.

5. Como fica com 'Input Quantize'

Gravando com 'input quantize' habilitado
Habilitando a função faz o esperado - todas as notas que foram gravadas já ficam alinhadas perfeitamente com o grid selecionado.

6. Cuidados necessários

Por enquanto parece que 'Input Quantize' é uma função muito bacana, mas existe um perigo que deve ser mencionado:

'Input Quantize' não pode ser desfeito pelo Undo!

É isso mesmo. Se você grava com 'Input Quantize' habilitado e aperta CMD-Z (Undo) Pro Tools vai desfazer a gravação e não somente a quantização. Isso é diferente quando você grava sem 'Input Quantize' e depois aplica a quantização separadamente - neste caso a quantização conta como uma operação de edição separada e pode ser desfeita.

Também é importante dizer que o interface de Pro Tools não dá nenhuma indicação visual se esta função está habilitada ou não!

Em caso de dúvidas é sempre bom verificar pela janela 'Event Operations'. Resumindo, essa função é bom para programar beats e loops, mas por favor...

Não use quando você grava uma linha que exige uma certa liberdade de 'fugir do grid' (jazz, blues, MPB...)!

E para ver o fluxo de trabalho em ação...

... por favor assistam este tutorial - é bem curtinho.

Posted in Pro Tools, Tutoriais and tagged , , , , , , , , , , .