Quer trabalhar melhor com Pro Tools?
Deixe seu contato e receba dicas de áudio direto por inbox.
Você recebe um PDF com dicas de Pro Tools como presente de boas-vindas!
Obrigado por cadastrar-se para receber o PDF gratuito 'Dicas de Mixagem'. Agora por favor verifique seu email.
Neste post, vou explicar como você pode usar 'Input Quantize' no Pro Tools para automaticamente alinhar notas no grid durante a gravação. No final do post você pode assistir um tutorial bem curto mostrando o fluxo de trabalho em ação.
1. Em qual situação a função é útil?
Nesta captura de tela mostro uma situação em qual 'Input Quantize' é muito benéfico: Você está gravando um loop de bateria usando um instrumento virtual (VI, neste caso o Boom da Avid) para um estilo de música que requer um alinhamento perfeito das notas no grid.
2. Como fica sem 'Input Quantize'
Sem a função habilitada as notas gravadas nunca ficarão 100% alinhado no grid (só se você for um robô mesmo...). Neste caso, você pode chamar a janela de quantização usando o atalho 'ALT-NUM0' e quantizar as notas manualmente no grid.
3. Habilitar 'Input Quantize'
Em vez disso você pode aplicar a quantização já durante a gravação. Para fazer isso, chame a janela de 'Event Operations' pelo atalho 'ALT-NUM3' e selecione a opção correspondente no menu.
4. Comparando 'Input Quantize' e 'Quantize'
Como você pode ver as opções de quantização nas duas janelas são idênticas, a única diferença é que a opção 'Input Quantize' precisa ser habilitada.
5. Como fica com 'Input Quantize'
Habilitando a função faz o esperado - todas as notas que foram gravadas já ficam alinhadas perfeitamente com o grid selecionado.
6. Cuidados necessários
Por enquanto parece que 'Input Quantize' é uma função muito bacana, mas existe um perigo que deve ser mencionado:
'Input Quantize' não pode ser desfeito pelo Undo!
É isso mesmo. Se você grava com 'Input Quantize' habilitado e aperta CMD-Z (Undo) Pro Tools vai desfazer a gravação e não somente a quantização. Isso é diferente quando você grava sem 'Input Quantize' e depois aplica a quantização separadamente - neste caso a quantização conta como uma operação de edição separada e pode ser desfeita.
Também é importante dizer que o interface de Pro Tools não dá nenhuma indicação visual se esta função está habilitada ou não!
Em caso de dúvidas é sempre bom verificar pela janela 'Event Operations'. Resumindo, essa função é bom para programar beats e loops, mas por favor...
Não use quando você grava uma linha que exige uma certa liberdade de 'fugir do grid' (jazz, blues, MPB...)!
E para ver o fluxo de trabalho em ação...
... por favor assistam este tutorial - é bem curtinho.