Polyverse Comet – um reverb surpreendente com bastante extras

De vez em quando você encontra um plug-in que te surpreende. Polyverse Comet é um destes, e neste post vou te contar por que você deveria dar uma boa olhada neste reverb.

Por que Polyverse Comet é diferente?

A maioria dos reverbs emula espaços acústicos. Polyverse Comet pensa diferente. O objetivo do plug-in é criar reverbs que agradam o ouvinte, mas que não emulam espaços específicos. Dá pra comparar com reverbs de chapa: Também não criam ambientes realísticos, mas soam tão bem que se tornaram quase-padrão para voz e bateria.

Com Comet, a Polyverse criou um reverb que soa impressionante, é fácil de operar e tem algumas funções extra que deixam você criar efeitos únicos.

Já se tornou um dos meus favoritos para produção musical e sound design. Especialmente em gêneros mais eletrônicos dá pra usar o plugin bastante – criar pads usando Comet é muito divertido!

Interface e controles

Polyverse Comet Overview
A interface do Comet é bem intuitiva!

No centro tem dois grandes controles para size e decay, e um slider que controla a intensidade do efeito (dry/wet). No lado esquerdo se encontram o controles para ganho de entrada, pre-delay, diffusion e detune. Ao lado direito, controles para damping, cor do reverb e ganho na saída. Abaixo destes controles principais você encontra uma barra com controles de glide (vou falar sobre isso abaixo), 5 slots para carregar presets e um botão para entrar no menu de configurações.

Qualidade sonora

Com o Comet você consegue criar espaços impressionantes em poucos clicks. A lista de presets é organizada em categorias de reverbs pequenos, médios, grandes, eternos e ‘artísticos’. As categorias ‘eternal’ e ‘artsy’ são os mais impressionantes (experimente ‘This will not end…’), mas os reverbs pequenos e médios convencem igualmente.

Polyverse Comet - Preset list
Tem bastante presets, e eles soam bem!

Ouça alguns reverbs criados com o Polyverse Comet

Só pela qualidade do reverb já vale investir neste plug-in. Mas como mencionei no início, a Polyverse incluiu alguns extras com quais você pode ir além de adicionar um belo reverb à sua mix.

Um pouco desafinado…

 Um controle que não se encontra em reverbs convencionais é o detune, que desafina o reverb. É muito útil para sound design, ou quando você quer criar um reverb para soundtracks de filmes de terror!

Ouça a desafinação em ação

Preset morphing

Esta função realmente vale ouro. O plug-in possui 5 botões (slots) para carregar presets. Quando você muda entre os presets selecionados (só clicar no botão), o controle de glide determina em quanto tempo os parâmetros do reverb vão mudar (morph) de um preset para o outro. Você pode escolher valores em notas musicais ou em milisegundos. O mais impressionante: Mudar o preset não causa nenhum glitch ou pop (como acontece em muitos outros reverbs). A transição sempre é muito suave!

O preset morphing pode ser automatizado e cria efeitos surpreendentes!

Ouça o preset morphing em ação

Controle MIDI

Além de ser possível automatizar todos os parâmetros com as funcionalidades da sua DAW, o Comet oferece um modo de variar parâmetros com dispositivos MIDI. Cada parâmetro pode ser atribuído a um CC com a função MIDI learn. O parâmetro Size pode ser variado simplesmente usando o pitch-bend ou usando um efeito ‘Key Follow’ tocando notas no controlador. O tempo do glide determina quanto tempo o Size precisa para mudar do valor atual para o valor final.

Vamos tomar controle do Comet com MIDI!

Os 5 botões de morphing (presets) podem ser acionados com notas MIDI – facilitando a troca de presets bastante.

E caso você carregou um daqueles reverbs infinitos… CC#120 envia um sinal de pânico e para a reverberação.

Resumo

Polyverse Comet é capaz de criar reverbs excepcionalmente bons e ricos em detalhes. Reverb morphing com tempo de glide variável e a opção de desafinar o reverb são extras que não se encontram em outros plug-ins. Poder trocar presets sem nenum glitch no áudio é maravilhoso!

Vantagens

  • Extremamente fácil de usar.
  • Implementação do pre-delay e tempo de glide bem bacana.
  • Ótimo para criar reverbs compridos e sound scapes.
  • Funciona bem no contexto de produção musical e sound design para games / filmes.

Desvantagens

  • Nenhuma 🙂 

Se você gostou dos demos e quer experimentar o Comet, vá até o site da Plugin Boutique e baixe um trial. Este link te leva lá. Se você decide comprar algo através deste link, eu recebo uma pequena comissão.

E se você quer aprender como aplicar efeitos como reverbs ou delays nas suas mixagens, convido você a dar uma olhada nos meus cursos online. Você encontra todas as informações aqui.

Até a próxima!

Quer mixar melhor?

Preparei um guia com dicas simples e eficientes que vão mudar o jeito que você mixa.

Inscreva-se na minha newsletter e receba esse guia como presente de boas-vindas!

Não mandamos spam. Você pode deixar de receber nossos emails a qualquer hora. Powered by ConvertKit
Posted in Áudio, Mixagem and tagged , , , .