Glitchmachines Polygon 2, Um VI bem completo para sound design

Glitchmachines é uma empresa bem conhecida na área de sound design. Produz sample packs, instrumentos virtuais e efeitos para criar timbres abstratos e futurísticos.

O que é Polygon 2

No site do instrumento virtual se diz que “Polygon 2 é um sampleador híbrido, feito para facilitar a criação de efeitos sonoros alucinantes e patches instrumentais incomuns.”. A descrição acerta bem o alvo.

Polygon 2 User Interface
A interface do Polygon 2.0: Layout bem limpo e fácil de navegar.

Como soa?

Antes de qualquer coisa, o MP3 abaixo vai te mostrar alguns presets do sintetizador. Aperte play para saber o que dá pra criar com ele!

Alguns presets do Polygon 2.

O que tem dentro do VI?

O plug-in conta com 4 sampleadores independentes. Cada um possui controles clássicos e granulares. Dois osciladores com FM e dois efeitos por sampleador completam as fontes sonoras. Para ter certeza que você tem samples para carregar no VI, o plug-in vem com uma seleção de 1.3GB de sons!

Os quatro sampleadores e osciladores do Polygon 2. Cada sampleador possui controles clássicos ou granulares (esquerda) e dois efeitos independentes (direita). Os dois osciladores com FM você encontra abaixo dos sampleadores.

Dois filtros que podem trabalhar paralelo ou em série e uma boa seção global de efeitos ajudam a moldar o timbre do jeito que você precisa.

Filtros (esquerda), efeitos (direita) e seção master (centro).

Vamos modular!

Sampleadores e osciladores já dão bastante opções para criar timbres bem bacanas. Mas o verdadeiro poder deste plug-in são os moduladores.

O plug-in conta com 4 mod sequencers e 8 LFOs que você pode usar para modular qualquer parâmetro. Selecionar o destino da modulação é super intuitivo. É só arrastar o modulador para o parâmetro que pretende alterar.

Quatro step sequencers com várias formas para criar modulações complexas (e fazer desenhos bonitos…).
8 LFOs. Isso. É. Bastante…

Para te ajudar ainda mais, existe uma aba com todas as fontes de modulação que você pode abrir quando precisa decidir como aplicá-las.

Com um clique, você tem todas as fontes de modulação disponíveis para arrastar aos seus destinos. São 30 no total!

Indo além de LFOs e sequenciadores…

Alguns moduladores do Polygon 2 são realmente únicos. Os quatro ‘modulator mix’ slots multiplicam dois outros moduladores que você pode selecionar. Além disso existem opções para converter sinais bipolares para unipolar, sinais unipolares para bipolar, inverter sinais bipolares e inverter sinais unipolares.

Os moduladores especiais do Polygon 2. Mais opções ainda para moldar seu timbre!

Vamos jogar dados?

O plug-in conta com uma seção bem completa e funcional de randomização. Você pode randomizar o VI inteiro ou só uma determinada seção. Isso ajuda muito em descobrir novos jeitos de moldar seu timbre.

Quem disse que Deus não joga dados? A seção de randomização do Polygon 2 é bastante útil.

Especificações técnicas

  • 4 sampleadores polifônicos (modo clássico ou granular).
  • 2 osciladores com FM
  • 4 Mod Sequencers, 8 LFOs e moduladores especiais
  • Filtros e efeitos globais bem completos
  • Sistema de randomização
  • 1.3 GB de samples
  • Windows / Mac, VST3 / AU, 64bit
  • $79 no site da Plugin Boutique (affiliate link)

Minha avaliação

Polygon 2 é uma ótima ferramenta para criar efeitos sonoros. Já se tornou um favorito meu para criar sons de criaturas do abismo ou alienígenas.

A biblioteca de samples que vem com o VI é ótima, e o fluxo de trabalho com ele é bem intuitivo.

É possível criar patches musicais com Polygon. Porém, pela complexidade do processo de síntese granular, eu provavelmente usaria um sintetizador mais ‘convencional’ para fazer isso.

Resumo: Um ótimo investimento para quem procura um sintetizador híbrido poderoso e intuitivo.

É isso por hoje, obrigado por ter lido!

Quer aprender mais sobre sintetizadores?

O botão abaixo te leva ao site do meu curso sobre síntese subtrativa.

Até a próxima!

Posted in Áudio and tagged .