Os melhores sintetizadores gratuitos

Hoje em dia existem muitos sintetizadores gratuitos. Neste post vou te mostrar meus favoritos!

Antes de começar…

Se você quer aprender como criar os sons que você procura com sintetizadores, confira meu webinar que vai acontecer no dia 9/6/2020.

Agora vamos lá!

O Helm é um dos meus favoritos!

Helm

Ótimo sintetizador com alguns recursos (formant filter, stutter, etc) que não se encontram em outros sintetizadores.

Surge

Bons osciladores e filtros com bastante flexibilidade. A interface não é a mais intuitiva que existe, mas vale a pena investir tempo para aprender como mexer.

Lokomotiv

Um sintetizador retro que mostra que poucas opções podem gerar timbres bem bacanas!

Tyrell N6

Um sintetizador com interface limpo e muitas opções sonoras. Em termos de recursos é parecido com o Juno da Roland.

Podolski

Sintetizador básico, porém muito poderoso. Como diz no site: ‘simples, mas com alguns truques legais’. Bom módulo de arp e ótimo para criar baixos impactantes.

Zebralette

O irmão pequeno do famoso Zebra da U-He. Menos recursos do que o plug-in pago, porém, muito poderoso! Simples para usar.

ModulAIR

Quer um sintetizador modular gratuito? ModulAIR é seu amigo! O sintetizador contem 31 módulos que você pode colocar em 18 posições. Depois, você faz as conexões entre os módulos – como num sintetizador modular analógico.

TAL NoiseMaker

Uma versão nova do TAL-Elekt7ro. Ótimo sintetizador subtrativo com bastante potencial. Bom para quem está começando a mexer com sintetizadores. Parecido com o Juno.

Spitfire LABS

Não exatamente um sintetizador, mas vale a pena mencionar aqui. A Spitfire regularmente lança instrumentos virtuais gratuitos chamados LABS (Let’s All Become Something). Alguns deles são patches de sintetizadores, mas tem uma ampla coleção de outros instrumentos. A diferença entre LABS e os outros sintetizadores mencionados aqui é que os LABS não possuem os controles comuns de um sintetizador.

Digits

Mais um sintetizador minimalista mas surpreendente. Cria baixos, sweeps, pads e outros sons com facilidade.

OB Xd

Uma emulação do famoso Oberheim OB-X. Com algumas adições para superar as limitações do modelo original.

PG-8X

Este soft-synth levou muitos elogios por ter uma sonoridade parecido com os modelos da Roland. Fácil para operar, e muitos patches disponíveis na internet.

Triple Cheese

Este VI ganhou a KVR developer’s challenge em 2006. Não usa síntese clássica para gerar os sons. Assim sendo, é capaz de criar sons surpreendentes. Vale a pena conhecer!

Fury 800

Plug-in que emula o Poly-800 da Korg. Se você é fã de sons lo-fi, como o sintetizador original produziu, este VI é seu amigo!

Dexed

Para quem quer trabalar com síntese FM, o Dexed é uma ótima opção. O sintetizador é baseado no Yamaha DX7 e é muito flexível em termos de criação de sons. Detalhe: O Dexed não inclui nenhum efeito – é somente a síntese mesmo que acontece aqui. Então você pode deixar os sons dele mais impressionante se você adiciona outros efeitos (reverb, delay, chorus…).

LoopCloud Play

LoopCloud é um serviço online onde pode escolher loops para suas produções. Eles também oferecem instrumentos virtuais através do seu plug-in LoopCloud Play. LoopCloud oferece um plano gratuito com alguns sintetizadores bacanas, vale a pena testar.

Gostou do post?

Confira o webinar sobre síntese subtrativa – vai rolar no dia 9/6/2020. É só clicar no botão abaixo!

Posted in Áudio, Produção and tagged , .