Os melhores delays gratuitos que você deve baixar agora

Delays estão sendo utilizados em todos os gêneros musicais. Pense no slapback delay na voz de Johnny Cash. Ou o delay comprido no final de uma frase vocal. Depois de usar os plug-ins que vem com a sua DAW, muitos produtores começam a comprar delays para ter mais opções. Mas existem muitos delays bons que você deve experimentar antes de começar a gastar dinheiro com isso.

Neste post vou te mostrar os melhores delays gratuitos que você deve baixar agora mesmo.

No final do post você encontra uma lista com todos os links para baixar!

Compatibilidade

Quero que este post seja útil para todos os produtores musicais, independente da DAW ou da plataforma que usam. Para garantir isso, todos os delays gratuitos mencionados neste post são compatíveis com Windows e Mac, e estão disponíveis nos formatos VST, AAX e AU.

delays gratuitos compatíveis com windows e mac

Valhalla Freqecho

delays gratuitos - valhalla freqecho

Os plug-ins da Valhalla são muito intuitivos de usar e criam efeitos bem bacanas.

Com poucos parâmetros, o Freqecho cria delays tradicionais ou muda a sonoridade da matéria prima completamente. Com o parâmetro frequency shift dá pra introduzir um caráter metálico ou robótico. Como se diz no site – o plug-in é perfeito para dub, Dr. Who e suas necessidades psicodélicas. 

Valhalla Supermassive

delays gratuitos - valhalla supermassive

Além de criar delays bem interessantes, o Supermassive é capaz de adicionar reverbs também!

É um dos coringas que uso em quase todas as minhas produções. É tão intuitivo de usar quanto o Freqecho. Seguinte a Valhalla, você pode criar nuvens suaves de reverb, delays de outros mundos e ondas de feedback diferente de qualquer outra coisa que você já ouviu. Esta descrição acerta bem o alvo.

Voxengo Tempo Delay

Como o nome diz, este plug-in é feito para criar delays baseados no andamento da música.

Possui controles separados de ganho, feedback, tremolo e filtro para os canais direito e esquerdo. Assim, você consegue criar facilmente aqueles delays ‘ping-pong’ que pulam de um lado pro outro.

Kilohearts Delay

Se você está procurando um delay super simples com extras surpreendentes, vai com o Kilohearts Delay!

Possui os controles básicos de tempo (sincronizado com a DAW ou livre), feedback, mix e pan. Você pode ativar um modo ping-pong para criar aquele delay pulando entre os canais.

Dois recursos surpreendentes:

  1. Botão de randomização: Bem interessante para buscar inspiração, pois você vai além dos parâmetros que você normalmente usaria.
  2. Modo ‘duck’: Abaixa o volume do delay quando o volume na entrada é alto. Não precisa mais colocar um compressor side chain para evitar embolar a matéria prima!

Musical Entropy Spaceship Delay

Este delay realmente é surpreendente!

Atrás de uma interface simples e organizada você encontra um plug-in que é capaz de criar tanto delays clássicos quanto efeitos como phaser, spring reverb, tremolo e mais! Se você trabalha com delays curtos, as várias funções extra do Spaceship Delay podem criar texturas super interessantes!

Stagecraft Delay


Mais um delay com uma proposta bem bacana!

Parecido com o tempo delay da Voxengo, possui controles separados de ganho, feedback, tempo e pan para o canal direito e esquerdo.

A função secreta deste plug-in é um equalizador separado para cada canal! A frequência da banda de cada lado pode ser sincronizada com um LFO – ela move no ritmo da música! Várias formas de banda são disponíveis – high ou low-pass filter, sino, shelf ou band-reject.

Um exemplo de uso: Se você sincroniza bandas com forma de sino com a música, pode criar um efeito wah-wah que aparece só no delay!

Nembrini Audio Analog Rack Delay

Como o nome diz, este plug-in emula o caráter suave de um delay analógico.

A interface é bem simples com ganho na entrada e saída e controles de tempo, modo de sincronização, feedback, mix e offset. O último controle é a função extra deste plug-in – você pode criar delays sincronizados com a DAW que ficam um pouco fora do tempo. Assim o delay soa um pouco ‘laid-back’ que é bem interessante para alguns gêneros. Finalmente você pode habilitar ou desabilitar o modo analógico, que emula as características de um circuito eletrônico.

Glitchmachines Hysteresis

Hysteresis foi feito para quem quer experimentar.

Além de poder criar delays clássicos, o plug-in consegue distorcer o sinal completamente, criando artefatos robóticos, glitches e outros ‘erros’ musicais. Assim sendo, Hysteresis é muito bom para gêneros experimentais ou sound designers.

É isso por hoje. Obrigado por ter lido!

Se você quer aprender como aplicar reverb nas suas produções, convido você a conhecer meus cursos online. Clique no botão abaixo e conheça o currículo!

Até a próxima!

Quer mixar melhor?

Preparei um guia com dicas simples e eficientes que vão mudar o jeito que você mixa.

Inscreva-se na minha newsletter e receba esse guia como presente de boas-vindas!

Não mandamos spam. Você pode deixar de receber nossos emails a qualquer hora. Powered by ConvertKit
Posted in Áudio, Mixagem and tagged , , , .