Masterizar para streaming – Como acertar o loudness para Spotify, iTunes e YouTube?

Como otimizar o loudness de uma master para plataformas de streaming é um assunto muito discutido. Nesse post vou compartilhar uma nova ferramenta com qual você pode analizar o loudness da sua faixa e ver se iTunes, Spotify, etc vão reduzir o volume dela durante o playback.

No final do post, você pode assistir um tutorial sobre o assunto.
Masterização para streaming - como acertar o loudness para Spotify, iTunes e YouTube

Loudness normalization e níveis de referência

Quando masterizamos para streaming, é importante lembrar desses fatos:
  1. Plataformas de streaming utilizam loudness normalization;
  2. Isso significa que o volume de faixas masterizadas muito 'quente' (loudness alto) será reduzido para um nível comum durante o playback;
  3. Assim, plataformas de streaming evitam que o ouvinte sofre alterações bruscas entre uma faixa e a outra;
  4. Problema: As plataformas não usam o mesmo nível de referência.
Em um outro post, expliquei como devemos masterizar para criar resultados bons em plataformas de streaming (clique aqui para ler).
Mas até agora ficou muito difícil saber se sua master ia sofrer uma penalidade de loudness em uma determinada plataforma, e caso sim, qual seria o valor dessa penalidade.

Loudnesspenalty.com - um novo recurso gratuito para medir penalidades de volume

A empresa MeterPlugs lançou um novo serviço online gratuito que permite analizar uma master e avaliar as penalidades de loudness que essa master vai sofrer em várias plataformas de streaming.

Para acessar, siga esse link.

O uso é gratuito e seguro - os programadores afirmam que a faixa nunca sai do seu computador (a análise é feita localmente). É só entrar no site, escolher um arquivo e esperar os resultados. No final da análise você pode optar por receber a avaliação por email. Também há a possibilidade de se cadastrar para um mini-curso online gratuito explicando mais os conceitos de penalidade de loudness (recomendo!).

Como usar loudnesspenalty.com?

Com esse site é possível criar masters otimizadas para cada plataforma de streaming (atualmente suportado: YouTube, TIDAL, Spotify, Pandora e iTunes). É só avaliar a penalidade de loudness pelo site e ajustar o seu limiter para chegar em um valor negativo, perto de 0 dB.
Assim, sua master vai sofrer uma pequena redução de volume (penalidades têm valores negativas), mas ela também não fica abaixo do nível de referência da plataforma.
A mais que é possível criar uma master para cada plataforma eu pessoalmente prefiro criar uma master otimizada para YouTube, que aplica a menor penalidade das plataformas suportadas. Assim eu crio uma master que sofre quase nenhuma penalidade no YouTube, e penalidades baixas em outras plataformas.
Por hoje é isso.
Se você gostou do texto, vale a pena dar uma olhada na minha newsletter. Lá eu publico semanalmente dicas exclusivas de áudio.
Posted in Masterização and tagged , , , , , , .