Equalização da voz – 7 faixas de frequências que deve conhecer

A voz carrega a emoção e a mensagem da sua música. Por isso, uma boa equalização da voz é importantíssima para criar uma mix cativante.

Neste post, compartilho 7 faixas de frequências que você precisa conhecer!

Cada voz é única, e por isso é importante que você experimente com frequência, ganho e largura de cada banda. Assim, você vai encontrar a equalização da voz perfeita para sua música.

<100 Hz: Treme-terra

Equalização da voz - faixa abaixo de 100 Hz

Esta faixa somente contem barulho. Pense naquele caminhão que passou na frente da sua casa ou na sua cantora batendo o pé no chão.

Para deixar a voz mais limpa use um filtro high-pass (low-cut). Um analizador de frequências vai te ajudar a determinar o fundamental mais grave. Você deve cortar um pouco abaixo desta frequência para não interferir com o timbre.

Dica: Use um filtro com declive alto (24 dB/oitava ou mais) e pouca ressonância.

100 Hz – 300 Hz: Peso

Faixa entre 100 Hz e 300 Hz

Esta faixa pode ser seu amigo ou seu inimigo – dependendo da voz que está mixando.

Caso a voz parece fraca e precisa de mais impacto – aumente esta faixa de frequências.

Caso ela já tem bastante energia e parece que está sobrecarregando a mix – reduza o ganho dela.

300 Hz – 500 Hz: Lama

Equalização da voz - faixa entre 300 e 500 Hz

As frequências entre 300 e 500 Hz têm uma forte tendência de embolar a mix. Por isso cortá-las geralmente é uma boa ideia. Especialmente para vozes gravadas de maneira ‘caseira’ em salas sem tratamento acústico, cortar esta faixa vai abrir muito espaço na sua mix!

800 Hz – 1.5 kHz: Nasalidade

Faixa entre 300 e 1500 Hz

Aqui temos mais uma área de frequências que incomoda mais do que ela ajuda. Se você tem a impressão que seu vocalista está com gripe, ou se a voz possui um caracter metálico, um corte com uma banda bem estreita nesta faixa de frequências vai ajudar!

4 kHz – 8 kHz: Sibilância

Equalização da voz - faixa entre 4000 Hz e 8000 Hz

Entre 4 kHz e 8 kHz você encontra a sibilância. Se a letra contem bastante palavras que terminam com s, esta faixa pode dar problemas. A interpretação do vocalista também é importante. Cantoras experientes sabem como não exagerar o ‘s’ na gravação.

Se a voz apresenta bastante sibilância você pode reduzir o ganho desta faixa. Mais uma vez, um analizador de frequências vai te ajudar nesta tarefa. É muito importante não atenuar a faixa demais, pois você pode perder inteligibilidade (veja abaixo).

Dica: Para reduzir sibilância, melhor do que trabalhar com um equalizador é usar um de-esser!

5 kHz – 7 kHz: Presença

Faixa entre 5000 Hz e 7000 Hz

Esta faixa de frequências é muito importante para dar claridade na voz. Especialmente em gêneros com guitarras distorcidas um aumento de ganho vai ajudar a voz a aparecer melhor na mix.

Tome cuidado para não exagerar – isso pode deixar a voz agressiva demais.

Um grande problema é que a faixa de presença coincide com a faixa de sibilância. Por isso, precisa dobrar os cuidados quando equaliza entre 5 e 7 kHz. Aumentar a presença demais pode causar sibilância, e reduzir demais a sibilância pode deixar a voz desaparecer na mix.

10 kHz – 16 kHz: Ar

Equalização da voz - faixa entre 10000 e 16000 Hz

Entre 10 e 16 kHz você encontra o famoso ‘ar’. Aqui se encontram os harmônicos mais agudos, e aumentar esta faixa pode deixar a voz ‘respirar’ melhor.

As frequências aqui geralmente são bem agradáveis, mas tome cuidado… Aumentando o ganho demais pode deixar a voz ‘frágil como cacos de vidro’.

É isso por hoje, obrigado por ter lido!

Se você quer aprender mais sobre equalização, convido você a conhecer meu curso online Equalização Desmistificada. Ele te ensina tudo que precisa saber para dominar o EQ e criar mixagens nítidas e impactantes.

Até a próxima!

Quer mixar melhor?

Preparei um guia com dicas simples e eficientes que vão mudar o jeito que você mixa.

Inscreva-se na minha newsletter e receba esse guia como presente de boas-vindas!

Não mandamos spam. Você pode deixar de receber nossos emails a qualquer hora. Powered by ConvertKit
Posted in Áudio, Mixagem and tagged , , .