A diferença entre VCA master faders e submixes no Pro Tools

Quer trabalhar melhor com Pro Tools?

Deixe seu contato e receba dicas de áudio direto por inbox.

Você recebe um PDF com dicas de Pro Tools como presente de boas-vindas!

Não mandamos spam. Você pode deixar de receber nossos emails a qualquer hora. Powered by ConvertKit

No Pro Tools temos várias opções de juntar elementos parecidos na mixagem. Duas delas são faixas auxiliares
e faixas VCA master. Neste post, eu vou explicar a diferença entre as duas. No final do post você pode assistir um tutorial mostrando os dois tipos de faixas em ação.

Criando submixes usando faixas auxiliares

Criar submixes de elementos parecidos (bateria, baixo, guitarras, vozes) usando faixas auxiliares é uma forma muito eficiente para acrescentar funcionalidade a sua sessão. Selecione as faixas desejadas na janela de mixagem e, com os modifiers OPT-SHIFT (ALT-SHIFT), clique no Audio Output Path Selector escolhendo a opção ‘New Track’.

Sessão antes de introduzir a submix com faixa auxiliar

No diálogo seguinte, escolhe uma faixa estéreo auxiliar em samples:

O diálogo New Track para criar a faixa auxiliar

Essa operação cria uma faixa auxiliar e automaticamente manda o sinal de todas as faixas selecionadas para esta nova faixa:

A sessão depois de introduzir a submix com a faixa auxiliar

Vantagens de trabalhar com submixes (faixas auxiliares)

A faixa auxiliar adicional oferece a opção de medir, controlar e processar o grupo da bateria inteira. Além do fato que agora você pode usar um fader só para controlar o volume do grupo, adicionar uma camada de equalização ou compressão na submix é um ótimo jeito para deixar os elementos individuais ‘colar’ melhor.

VCA master faders

Os VCA masters seguem uma lógica um pouco diferente, baseada no agrupamento de faixas. Crie uma faixa VCA e depois agrupe as faixas da bateria (sem o auxiliar), usando o atalho CMD (CTRL) - G.

Criar uma faixa VCA master

No diálogo de agrupar, escolhe o VCA master que você acabou de criar.

O diálogo de agrupar faixas

O VCA master tem como saída o grupo de bateria (BAT). O endereçamento das faixas da bateria permanece igual (auxiliar SUB BAT). Na faixa auxiliar (SUB BAT) também não mudou nada.

O endereçamento da sessão completa, com VCA master fader e submix

Vantagens de trabalhar com VCA master faders

O VCA master controla os volumes das faixas que pertencem no grupo. Se você muda o volume do VCA master, todos os membros do grupo vão mudar o volume, mantendo a relação entre os volumes individuais.

Qual é a diferença entre submix (faixa auxiliar) e VCA master?

O VCA master é um fader adicional que controla o volume de todos os membros de um grupo. É uma ferramenta boa para reduzir o número de faders na sua sessão - você pode agrupar elementos parecidos, sempre criando um VCA master para o grupo. Uma vez que você definiu o volume relativo entre todas as faixas você pode mixar a música usando somente os faders VCA master, escondendo as outras faixas.

Porém, VCA faders não oferecem a opção de processar o sinal. Para adicionar uma equalização ou compressão para o grupo dos instrumentos, devemos usar a opção de criar uma submix com uma faixa auxiliar.

Mudar o volume da faixa VCA ou auxiliar é a mesma coisa?

Isso é uma pergunta muito interessante. Suponhamos que você agrupou os elementos da bateria e criou um VCA master. Você também endereçou todas as faixas da bateria para uma submix, usando uma faixa auxiliar. Sem colocar nenhum plug-in na faixa auxiliar, mudar o volume na faixa VCA ou na faixa auxiliar vai produzir o mesmo resultado. Porém, quando você usa plug-ins de controle dinâmico como compressores ou expanders na faixa auxiliar, o resultado será diferente:

Mudar a posição do VCA master é a mesma coisa do que mudar o volume de todas as faixas do grupo. Isso, em consequência, muda o volume que entra na faixa auxiliar. Se você colocou um compressor na faixa auxiliar, ele vai comprimir mais quando você aumenta o VCA master e menos quando você baixa ele.

Alterando o volume com o fader da faixa auxiliar não influi a compressão, pois a mudança de volume acontece após o plug-in.

É isso por hoje, obrigado por ter lido o post.

Até a próxima,

Norbert

Posted in DAW, Pro Tools, Tutoriais and tagged , , , , , , .