[convertkit form=4919057]
Neste post, explico a diferença entre os comandos 'Consolidate Clip' e 'Clip Group' no Pro Tools. No final tem um vídeo para ver os dois comandos em ação.
A situação inicial
Na captura de tela abaixo você vê uma gravação de voz com vários fades e edições. Durante seu trabalho, às vezes pode ser vantajoso de simplificar a sessão. Para isso, existem duas opções:
- Consolidate Clip (atalho OPT-SHIFT-3);
- Group Clip (atalho CMD-OPT-G);
A função 'Consolidate Clip'
Na captura de tela abaixo mostro a faixa depois da aplicação do comando 'Consolidate Clip' (atalho: OPT-SHIFT-3). Pro Tools renderizou todos os clips e fades e criou um novo clip, simplificando a sessão.
A função 'Clip Group'
Na captura de tela abaixo você vê a mesma faixa depois da aplicação do comando 'Clip Group' (atalho: CMD-OPT-G).
Mesmo que o resultado pela primeira vista é parecido, existe uma diferença importantíssima entre os dois comandos:
O comando 'Consolidate Clip' renderiza tudo que foi selecionado e cria um novo clip. Depois da operação, você não tem mais acesso aos clips e edições originais (fora de usar 'Undo').
O comando 'Clip Group' cria um agrupamento lógico que pode ser desfeito e refeito em qualquer momento usando os atalhos CMD-OPT-U (ungroup) e CMD-OPT-R (regroup).
Nas capturas de tela abaixo eu mostro isso: Você pode agrupar vários clips, depois arrastar o clip group para um novo lugar e lá desfazer o grupo. Assim, você moveu um conjunto de clips em uma operação extremamente fácil, sem o risco de perder o alinhamento entre os vários subclips que foram movidos.
Espero que você gostou da dica.
Obrigado por ter lido!