Conectar canais no Cubase usando Channel Linking

Compor é mais fácil com Cubase!

Cubase oferece muitas funções que facilitam seu trabalho na hora de compor. Eu preparei um PDF com meus truques favoritos desse DAW maravilhoso.

Inscreva-se na minha newsletter e receba esse PDF como presente de boas-vindas!

Não mandamos spam. Você pode deixar de receber nossos emails a qualquer hora. Powered by ConvertKit

O mixer de Cubase oferece várias opções para conectar canais, ou seja, modificar o volume (ou outros parâmetros) de vários canais no mesmo tempo. São funções que podem deixar seu trabalho muito mais rápido, e o melhor - são fáceis para usar. No final do post você pode assistir um tutorial bem curto mostrando o fluxo de trabalho em ação. Vamos ver quais opções de conectar canais Cubase oferece:

Q-Link (conexão temporária)

Para acessar este modo basta selecionar os canais que você quer conectar e habilitar a opção ‘Q-Link’, que fica na barra de ferramentas na janela de mixagem.

Habilitando a função 'Q-Link' no Cubase

Habilitando esta função conecta temporariamente os canais selecionados, ou seja, quando você modifica, por exemplo, o volume de um canal, os outros canais selecionados vão mudar o volume também. Para desabilitar, basta desligar o ‘Q-Link’. Anotem: Q-Link conecta mais parâmetros do que somente o volume, como por exemplo os parâmetros do equalizador ou do channel strip do Cubase.

Link groups (conexão permanente)

Para uma solução mais permanente você pode selecionar os canais desejados, clicar com o botão direito e escolher a opção ‘Link Selected Channels’:

Acessando a função Link Selected Channels no Cubase

Aparece o diálogo ‘Link Group Settings', em qual você decide quais parâmetros você quer conectar. As opções disponíveis são:

  • Volume;
  • Pan;
  • EQ;
  • Dynamics;
  • Sends;
  • Inserts;
  • Mute/Solo/Listen;
  • Automation Read/Write;
  • Routing;
  • Selection.

O diálogo Link Group Settings no Cubase

Você também pode usar um VCA Fader para controlar os volumes relativos deste grupo de canais (botão ‘Use VCA Fader’). Se você opta para usar um VCA fader, os faders dos membros do grupo ainda podem ser modificados individualmente. Somente quando você altera a posição do VCA fader, todos os canais do grupo serão ajustados juntos, mantendo a posição relativa entre si.

Anotem: Para adicionar um VCA fader num grupo de canais existe uma opção ainda mais rápida: selecionar os canais desejados, clicar com botão direito e selecionar a opção ‘Add VCA Fader to Selected Channels’. Usando esta função, Cubase cria o Link Group e o VCA fader em uma operação só.

Add VCA Fader to Selected Channels no Cubase

Absolute mode

Quando você conecta canais e modifica um parâmetro, os parâmetros nos canais conectados serão ajustados, mantendo a posição relativa entre si. Ou seja, se você conectou dois canais, um dele com o fader em 0dB e o outro em -10dB, ao baixar o primeiro fader para -5dB o segundo será ajustado para -15dB. Clicando no botão ‘Abs’ você entra no modo ‘Absolute’, ou seja, quando você modifica um parâmetro de um canal, todos os parâmetros nos canais conectados vão ficar no mesmo valor absoluto.

Absolute mode no Cubase

Suspend All Channel Linking

Clicando no botão ‘Sus’ você desabilita todos os Link Groups no mixer.

Suspend All Channel Linking no Cubase

E para ver o fluxo de trabalho em ação...

... por favor assistam este tutorial - é bem curtinho. Obrigado por ter lido o post!

Posted in Cubase, Tutoriais and tagged , , , , , , , .