Filosofia das artes marciais na mixagem – Acerte sua base!

Nĭ Hăo!

Quando pratico Kung-Fu, nosso Shi-Fu reserva bastante tempo para exercitarmos as posturas básicas. Geralmente, isso significa ficar parado em uma posição (que frequentemente é bem desconfortável), em silêncio por alguns minutos.
 
Fazemos isso porque, se você não acertar a sua base, qualquer movimento realizado será menos eficaz do que seria com uma base ideal.

Acerte sua base quando mixar

Você pode aplicar o mesmo princípio quando estiver mixando. Basta:
  • pensar nos elementos mais importantes da canção como sua base e;
  • pensar nos processadores mais importantes como sendo a base da sua rotina de mixagem.
Shaolin Kung Fu: Acerte sua base!

Decida quais elementos da canção são mais importantes

Pense nos elementos que devem estar em primeiro plano (vocal principal, bateria) como  o alicerce do trabalho, e procure acertá-los antes de mais nada. Isso vai ajudar você a concentrar seus esforços e fazer uma boa mixagem o mais rápido possível. Uma boa referência entregue a você pelo artista, assim como uma boa conversa, também ajudarão nesse processo.
Ouça ao álbum "Blue Lines", da banda Massive Attack. Todas as músicas desse disco apresentam uma base perfeita, de forma que os elementos adicionais têm espaço pra brilhar, quase como adereços.

Comece aplicando os processadores que terão o maior impacto em sua canção

Algumas coisas fazem mais pela sua mixagem do que outras. Por exemplo, equilibrar os volumes de todos os elementos para que você consiga ouvir o que está acontecendo pode ser mais vantajoso no início do seu trabalho do que adicionar reverb.
Pessoalmente, sigo uma rígida rotina quando faço uma mixagem: (1) volumes; (2) EQ; (3) compressão; (4) revisar passos anteriores e; (5) aplicar outros efeitos (reverb, delay, flanger etc.). Claramente dedico mais tempo trabalhando com o volume, equalização e compressão do que com outros parâmetros, já que considero esses elementos como sendo a "base" de meu trabalho.

Dedique tempo à sua base no começo do trabalho

Assim como na prática de Kung-Fu, se concentrar nos elementos, ou processamentos errados em momentos errados pode ser um começo ruim. Você pode até mesmo se machucar, e ser obrigado a recomeçar sua mix do zero. Então na próxima vez que for mixar, dedique algum tempo aos pontos mencionados acima. Isso lhe dará um bom ponto de partida!
 
É isso por hoje, e espero que você tenha gostado da postagem. Que tal conferir nosso canal de YouTube? É um bom complemento ao nosso blog, e sempre temos novos vídeos saindo...
 
Até a próxima,
 
Zài Jiàn

Quer mixar melhor?

Preparei um guia com dicas simples e eficientes que vão mudar o jeito que você mixa.

Inscreva-se na minha newsletter e receba esse guia como presente de boas-vindas!

Não mandamos spam. Você pode deixar de receber nossos emails a qualquer hora. Powered by ConvertKit
Posted in Mixagem.