8 novos recursos do Cubase 11 que você deve conhecer

A Steinberg acabou de lançar o Cubase 11. A nova versão traz muitos recursos novos, e neste post vou te contar quais são os mais interessantes!

No final do post tem um vídeo mostrando tudo em ação!

1) Novas funções no MIDI editor

O novo Scale Assistant. Notas fora da escala são indicadas em vermelho.

Com o Scale Assistant (Pro, Artist, Elements) você pode quantizar notas para uma escala selecionada. Também é possível fazer isso enquanto está gravando! E com Snap Pitch Editing você sempre vai acertar as notas durante a edição!

Editar MIDI CC (pitch bend) com novos ramps e curves (esquerda) e do jeito antigo (direita).

Editar MIDI CC agora funciona com rampas e curvas (Pro, Artist, Elements). Parece que está editando uma automação de volume! É muito mais prático e flexível do que aquela ‘escadinha’ que você normalmente cria na edição de MIDI CC!

Global tracks no MIDI editor.

Faixas globais como marker, tempo, signature, arranger ou chord track podem ser mostradas e editadas direto no MIDI editor (Pro). Assim consegue editar eventos importantes como o tempo ou os acordes direto no editor. Facilita bastante a navegação do projeto!

2) Sampler Track 2.0 (Pro, Artist, Elements)

Sampler 2.0 com os controles de LFO (direito).

O sampler track também ganhou novas funções! Você pode normalizar o sample com um click só, e o display da onda atualiza quando está modificando o ganho ou o filtro. A Steinberg também adicionou dois LFOs, um modo slice e uma função MIDI drag.

Sampler 2.0 no modo Slice.

3) Novos plug-ins – SuperVision, Squasher, Imager

A Steinberg incluiu 3 novos plug-ins neste update – e cada um deles vale a pena.

SuperVision (Pro, Artist) é um medidor multifuncional. O tamanho pode ser alterado, e você pode configurar o display dele do jeito que você precisa. É um medidor multifuncional com opções de analizar o sinal, o espectro, a fase, a onda sonora, e muito mais!

SuperVision - novo medidor no Cubase 11
SuperVision é um medidor de sinal multifuncional.

Squasher (Pro, Artist, Elements) é um compressor multibanda que oferece upward e downward compression para cada banda – no mesmo plug-in!

Squasher é um compressor multibanda bem bacana!

Imager (Pro, Artist) é um plug-in multibanda para controlar a largura da imagem estéreo.

Cubase 11 - Imager
Imager é a nova ferramenta para controlar a largura da imagem estéreo.

Frequency 2 não é um plug-in novo, mas recebeu um update significante na versão Pro. Agora todas as bandas do equalizador podem trabalhar no modo dinâmico. Nele, o ganho da banda varia com a intensidade do sinal na entrada.

Os controles do Frequency 2. Observe as abas novas para controlar o equalizador dinâmico (ativadas nas bandas 2 e 5).

4) Integração com SpectraLayers One

SpectraLayers é um editor visual de áudio parecido com RX da iZotope. A versão SpectraLayers One está incluso no Cubase (Pro, Artist) e habilita você a fazer correções no áudio. O separation engine do SpectraLayers deixa você extrair a voz de qualquer música – ótimo para fazer remixes!

Cubase 11 - Integração com SpectraLayers One
SpectraLayers One com a função ‘Unmix Vocals’ selecionada.

5) Novos pacotes de samples

Cubase 11 - novos sample packs

6 novos pacotes de samples foram inclusos em todas as versões de Cubase 11. São mais de 5GB de novos loops para você dar uma turbinada nas suas produções ou pegar uma boa inspiração! Os novos pacotes são: Bloom (voz), Dancefloor Tech House (Techno), Hard Knocks (Hip Hop), Night Call (Synth Wave), LoFi Dreams (LoFi Hip Hop) e Noir (Cinematic).

6) Novas opções de Audio Mixdown (Pro)

Exportar arquivos fica mais fácil com a nova janela de Audio Mixdown. Você pode configurar batches diferentes de exportação com formatos ou destinações diferentes e adicioná-los para uma fila (queue) de exportação. Uma vez que definiu tudo é só apertar um botão, tomar um café e esperar Cubase fazer o trabalho para você. Para facilitar a seleção correta do formato de áudio, a Steinberg incluiu uma função de preset. Salve seus formatos favoritos e acesse os com um click só! Além disso você pode sincronizar a seleção de faixas para exportação com a seleção de faixas na janela de projeto.

Audio Mixdown com Export Queue.

7) O score editor no Cubase 11 (Pro)

O score editor ganhou uma zona direita e fica mais arrumadinho. Clicando em qualquer elemento, a zona direita mostra as opções relevantes para ele. Com o note editing overlay você consegue editar a duração da nota, a duração no display ou a velocity – direto no score editor.

O score editor está de cara nova!

8) Múltiplas entradas de side-chain

Plug-ins agora podem receber até 8 entradas diferentes de side-chain, e cada sinal pode controlar um parâmetro diferente do plug-in! Imagine fazer um ducking nas graves de uma guitarra com o bumbo e nas agudas com a voz… Boa nova: Side-chain agora está disponível no Cubase Elements também!

Cubase 11 - múltiplas entradas de side chain
8 entradas de side-chain!

Vale a pena fazer o upgrade?

Para mim, a Steinberg agregou bastante valor no update para Cubase 11. Eu tava no 10.5 antes e encontrei muitas funcionalidades que vão facilitar minha vida. As novidades que mais me convenceram são os updates no MIDI editor, as melhoras no Audio Mixdown e os novos plug-ins.

Quer aprender a pilotar Cubase?

Preparei um curso 100% online no qual você aprende a produzir suas músicas com Cubase. Para conhecer, basta clicar no botão abaixo!

Quer ver as novas funções em ação? Assista este vídeo!

Compor é mais fácil com Cubase!

Cubase oferece muitas funções que facilitam seu trabalho na hora de compor. Eu preparei um PDF com meus truques favoritos desse DAW maravilhoso.

Inscreva-se na minha newsletter e receba esse PDF como presente de boas-vindas!

Não mandamos spam. Você pode deixar de receber nossos emails a qualquer hora. Powered by ConvertKit
Posted in Cubase and tagged , .