
Cinco passos simples pra configurar uma compressão paralela
- Importe o material de áudio para uma faixa e duplique-a. Você vai precisar de duas versões idênticas do material. Nota: Se você tem plugins inseridos na faixa, vai precisar duplicar eles também;
- Coloque um compressor em apenas uma das duas faixas. Se você já tem plugins na pista, o compressor deve ser inserido como o último plugin na corrente. É necessário que o compressor tenha a possibilidade de configurar ataque rápido e threshold baixo. O R-Compressor da Waves é um dos meus favoritos. Mas a maior parte de plugins que já vem nos DAWs cumprem com essa exigência;
- Agora, configure o compressor com os seguintes parâmetros iniciais:
- Threshold: muito baixo (-50 dBFS ou menos);
- Taxa de compressão: 2,5:1;
- Ataque: O mais rápido possível (micro-segundos, se existir a opção);
- Release: 250 - 350 ms;
- Knee (se tiver): Brusco.
- Agora ajuste o ganho do sinal comprimido usando o controle de make-up gain do seu compressor, até você ouvir um aumento do volume das partes quietas do seu material;
- Agora altere os parâmetros de compressão de acordo com seu gosto. Threshold e ataque devem ficar mais ou menos onde indiquei (muito baixo e muito rápido, respectivamente). Taxa de compressão e release afetam a sutileza da compressão.

Vamos ouvir?
Uma nota sobre delay compensation
Se você está mixando em um DAW, precisará prestar atenção na compensação dos atrasos introduzidos pelos plug-ins. No mundo digital, todo plugin precisa de tempo pra processar o sinal de áudio. Dependendo do tempo necessário, isso pode causar um atraso do sinal. Então, se você somar duas faixas com diferentes configurações de plugins (uma com e outra sem compressor), é possível se deparar com problemas de fase.
Se você está ouvindo um som que lembra o efeito phaser quando coloca o compressor na pista, você tem problemas de latência.
Nesse caso, procure por uma função chamada delay compensation (ou algo parecido, variável de acordo com o fabricante) e ative-a em seu DAW.
Encerrando com uma recomendação de livro
Os parâmetros de compressão mencionados nesse post foram tirados do livro Mastering Audio - The Art and the Science de Bob Katz, que, a propósito, é uma leitura altamente recomendável.
E é isso por hoje! Como mencionei acima, escrevi um post explicando a teoria por trás da compressão paralela, que você pode conferir aqui. Para os fãs de YouTube, aqui vai um vídeo complementando esse post.
Até a próxima gente!
Norbert
[convertkit form=4901351]