11 dicas para melhorar a comunicação entre você e seu cliente

Nós trabalhamos com áudio, o que significa que comunicamos ideias através do som. A maioria de nós é mais do que capaz de fazer isso acertando nossos efeitos, e as posições dos faders (as famosas hard skills). Mas quando vamos falar com nossos clientes, parece que perdemos muito dessa habilidade de comunicação. Vamos ver o que você pode fazer para transformar a colaboração entre você e seu cliente na experiência mais prazerosa possível - focando apenas em uma comunicação melhor.
O melhor jeito de conversar com seu cliente

Parte 1: Como melhorar a comunicação com seu cliente

Em primeiro lugar: Escute, escute, escute!

O filósofo grego Epiteto disse que "nós temos duas orelhas e uma boca para que possamos ouvir muito mais do que falar." E já vi muitas discussões entre técnicos e clientes. Sendo que a maior parte delas poderia ter sido evitada se todos os envolvidos tivessem decidido escutar um pouco mais, e falar um pouco menos.
Eu entendo... Você está trabalhando no ramo criativo, e frequentemente as ideias dos clientes podem ser muito conflitantes com seu caminho preferido. Ainda assim: se você foi contratado como técnico, significa que você está prestando um serviço. Então é você quem deve ouvir com mais cuidado.

Se existir dúvida, prefira o silêncio

Isso é uma extensão do primeiro ponto que fiz. Você pode sentir a vontade de fazer um comentário sobre o vocal, a performance na guitarra, ou um trecho de diálogo que não está funcionando. Eu descobri, também pelo caminho mais difícil, que na maior parte das situações é melhor ouvir a opinião do seu cliente antes. Se coincidir com a sua, ótimo! Caso contrário - pense muito antes de falar. No fim das contas, é o projeto do seu cliente e ele está (preferencialmente) te pagando pra executar o trabalho.
Então, se não existem razões técnicas relevantes apoiando seu ponto de vista, talvez esperar pelo dia seguinte, e uma audição com ouvidos descansados seja a melhor solução.

Pergunte mais e afirme menos

Vamos supor que você tem uma linha vocal, e você acredita que a performance pede por uma edição. Ao invés de dizer "Acho que essa faixa precisa ser editada", você pode remodelar a frase para "O que você acha dessa linha vocal?". A vantagem é que você não está declarando nada negativo, mas pedindo a opinião da sua colaboradora. Ela pode dizer "Isso soa fantástico! Eu sei que o vocal está um pouco desafinado, mas ainda fica no limite do tolerável, e também dá um toque especial pra música...". A partir disso, você pode continuar a conversa.

Faça com que a comunicação seja bidirecional

O mundo está cheio de pessoas que adoram se ouvir falando. Não seja uma delas. Sempre procure manter um diálogo saudável. Monólogos são cansativos...

Parte 2: Escolher o meio apropriado pra comunicação

Hoje em dia existem muitos meios de comunicação. O meio pode influenciar muito o resultado de uma conversa. Vamos analisar então quais são os modos mais apropriados pra certas situações.

Conversa pessoal

O melhor meio pra resolver problemas e sessões de aprovação. Em uma conversa pessoal, você consegue toda a miríade de informação que está no discurso, assim como linguagem corporal. Use isso para seu benefício. Tente captar o humor de seu cliente durante a conversa. Proponha uma pausa e um café, se necessário. Todas essas coisas são muito difíceis de se fazer quando não se está em uma conversa cara a cara.

Conversa por vídeo

A segunda melhor coisa pra conversas profissionais, e meu canal favorito pra aprovações, ou discussões remotas com um cliente.

O bom e velho telefone (ou WhatsApp, Skype, Facebook...)

Em uma ligação, você retira o elemento visual. Isso lhe oferece uma ferramenta a menos pra se guiar ao avaliar o humor de seu cliente (linguagem corporal), mas o fato de que a pessoa não está te vendo também pode ser uma ocasional vantagem.
O elemento comum de todos os canais mencionados acima é o tempo real. Abaixo, listo canais que funcionam em tempo quebrado, uma vez que podem acontecer atrasos significativos entre uma declaração e a resposta correspondente. A boa coisa sobre os canais mencionados abaixo é que você pode ter uma referência escrita que pode ser salva para eventos futuros. A maior desvantagem é que você não faz a mínima ideia sobre o humor com o qual a mensagem foi recebida. Você também não tem controle nenhum sobre quando o cliente receberá a mensagem, o que é um fator negativo.

Email

Qualquer comunicação oficial sobre seu projeto deve acontecer por email. Muitos dizem que o email está morto, mas ainda é o meio mais apropriado e sensato ao lidar com atualizações e feedback. Emails passam uma sensação pessoal, e são facilmente recuperáveis caso surja a necessidade de buscar uma mensagem antiga como referência.

Serviços de mensagens (de texto)

Se você está trabalhando em time de produção, serviços de textos em grupo como WhatsApp são ideais para manter todos atualizados. Mas ainda, algumas considerações: Não polua a conversa do grupo com mensagens direcionadas a um único indivíduo - entre em contato com essa pessoa de forma privada. No caso de dúvida se uma mensagem é apropriada, pense duas vezes antes de mandar. Excessos podem levar a grandes problemas, e quanto mais você contribuir para a limpeza do ambiente, melhor.

Serviços de mensagem (de áudio)

Mensagens de áudio parecem estar en vogue agora. Elas poupam muito tempo, especialmente quando você esta na correria e não pode escrever longos textos no seu telefone. Mas tenha cuidado: Não troque mensagens de áudio com pessoas que você ainda não conhece - isso traz um tanto de desconforto para todos. Sempre pergunto a meus clientes se eles se importam de eu mandar um áudio, antes de efetivamente enviar. Também procure a simplicidade e objetividade - Ninguém gosta de ouvir cinco minutos de mensagem pra descobrir que a parte importante está nos últimos trinta segundos.

Redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn...

Redes sociais frequentemente possuem algum sistema de mensagens. Acho muito cansativo acompanhar todas as mensagens em redes sociais que recebo, então procuro manter esses canais abertos apenas para um contato inicial. Se um cliente entra em contato comigo através de uma mídia social, procuro mover a conversa para o WhatsApp, telefone ou email assim que possível.
E é isso por hoje - Uau, this one goes to eleven! Você gostou dessa postagem menos técnica, e mais qualitativa? Temos mais gratuidades disponíveis no canal do YouTube e na nossa newsletter!
É isso por hoje! Até a próxima,
Norbert

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